Se for assinado, o contrato de quatro anos, orçado em US$ 204 milhões, terá início previsto para setembro de 2026

A Prosafe venceu um processo de licitação da Petrobras para o afretamento da unidade de manutenção e segurança (UMS) Safe Notos, segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira (12).
O contrato é de quatro anos e a embarcação será responsável pelo suporte de segurança e manutenção offshore no Brasil. O investimento será de US$ 204 milhões.
No entanto, a empresa alerta que a concessão e o prazo do contrato “estão sujeitos a um processo formal durante o qual a Petrobras não tem obrigação formal de celebrar um contrato e outros licitantes podem recorrer”.
Se o contrato for assinado, o início está previsto para setembro de 2026, logo depois do vencimento do contrato atual. Atualmente, o Safe Notos está afretado para a Petrobras até o terceiro trimestre de 2026.
Conforme publicado pela Brasil Energia, a Petrobras está em negociação com quatro empresas para afretar UMSs, sendo a Prosafe uma delas, com o Safe Notos.
De acordo com o CEO da Prosafe, Terje Askvig, caso o contrato seja concedido, “demonstra que o mercado é forte no Brasil, com taxas de afretamento aumentando significativamente em relação às do passado recente”.
Com a Petrobras, a companhia tem afretado os UMSs Safe Euros, Safe Notus e Safe Zephyrus, sendo o primeiro até o primeiro trimestre de 2027, o segundo até o terceiro trimestre de 2026 e o último até setembro de 2027. Para o Safe Euros, está programado o special periodical surveys (SPS) em 2028, enquanto ao Safe Notus está previsto para o SPS começar entre setembro e outubro de 2025.
Fonte: Revista Brasil Energia