
A QatarEnergy firmou um contrato de compra e venda com a Sinopec para o fornecimento de 4 milhões de t/ano de GNL durante 27 anos, informou a antiga Qatar Petroleum em comunicado na segunda-feira (21).
Os volumes serão fornecidos pelo projeto North Field East (NFE) da QatarEnergy, e entregues aos terminais de recebimento da Sinopec na China. O acordo é o segundo do tipo assinado entre as empresas, uma vez que o primeiro foi assinado em março de 2021, para o fornecimento de 2 milhões de t/ano por 10 anos para a China.
“Este é o primeiro SPA de longo prazo do projeto NFE a ser anunciado e marca o contrato de fornecimento de gás mais longo da história da indústria de GNL”, afirmou Saad Sherida al-Kaabi, ministro da Energia no Catar e presidente e CEO da QatarEnergy, no comunicado.
“O Qatar é o maior fornecedor mundial de GNL e a China é o maior importador mundial de GNL (…) Os laços amigáveis e estreitos entre os dois países criaram um bom ambiente para aprofundarmos constantemente a cooperação”, completou Ma Yongsheng, presidente da Sinopec, também em comunicado.
Fonte: Revista Portos e Navios