unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 13/11/09

Quarto poço confirma potencial

A Petrobras informou nesta quinta-feira que ultrapassou um reservatório de óleo no quarto poço perfurado no projeto Tupi, até agora a maior descoberta do pré-sal da Bacia de Santos. Segundo a empresa, o resultado do poço confirma as projeções iniciais para a área, que tem volumes de óleo entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris.

Tupi está localizado no bloco BM-S-11, onde a Petrobras tem parceria com a britânica BG, com 25% de participação, e com a portuguesa Galp, com 10%. Em comunicado, a Petrobras diz que o poço atravessou um reservatório de petróleo e gás de 250 metros de espessura, localizado em profundidades superiores a 4,9 mil metros. O trabalho está sendo realizado 18 quilômetros ao Norte do poço descobridor de Tupi, em uma área localizada a 265 quilômetros da costa de São Paulo.

O óleo encontrado é do tipo leve, com 28º API (unidade internacional de qualidade do petróleo). O resultado do poço mantém o bom desempenho da atividade exploratória da Petrobras na chamada área do pré-sal da Bacia de Santos, onde a empresa tem um índice de sucesso de 100%, apenas dois poços na região não tiveram sucesso na busca do petróleo, um perfurado pela americana Exxon e outro pela britânica BG.

A estatal estima ter encontrado na área, até agora, volumes de petróleo e gás entre 9,1 bilhões e 14 bilhões de barris. O volume foi identificado nas descobertas de Tupi, Iara e Guará. Além destes, a Petrobras trabalha, na região, nos projetos Júpiter, Abaré Oeste, Iguaçu, Carioca, Bem-Te-Vi, Parati e Caramba.

A companhia tem ainda descobertas do pré-sal no Norte da Bacia de Campos, em uma província petrolífera batizada de Parque das Baleias, onde já produz petróleo debaixo do sal no campo de Jubarte. Tupi também está em produção, em esquema de testes, com a extração de 15 mil barris por dia.

No ano que vem, o projeto recebe um projeto piloto de produção, com capacidade de até 100 mil barris por dia. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre o comportamento do reservatório, esclarecendo questões como qual o caminho percorrido pelo petróleo por dentro da rocha durante a extração.

Segundo o comunicado distribuído na quinta-feira, a empresa fará nas próximas semanas testes de formação no quarto poço de Tupi para avaliar a produtividade do reservatório.

VOTAÇES. Nas discussões políticas em Brasília, o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), anunciou a obstrução da votação, na próxima semana, dos projetos do pré-sal, em reação à decisão do governo de não incluir na pauta a proposta de reajuste das aposentadorias acima do valor do salário mínimo. Estou livre, leve e solto para entrar a semana obstruindo de forma total, afirmou Caiado.

O líder disse que o partido votou, na sessão de quarta-feira, os requerimentos de urgência para a tramitação dos projetos sem fazer obstrução e que deu as condições para que o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), cumprisse o compromisso que assumiu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de colocar os projetos em votação a partir do dia 10 de novembro.

Agora, o DEM condiciona a votação do pré-sal sem obstrução à entrada do projeto dos aposentados na pauta da próxima semana. Além disso, o líder pressiona para que os partidos da base aliada indiquem os nomes dos integrantes da CPI mista do MST, criada, mas à espera de instalação.

Em reunião nesta quinta-feira, o conselho político do governo decidiu que a prioridade é votar os projetos do pré-sal. Primeiro, nós vamos concluir a votação do pré-sal, em 15 ou 20 dias, disse o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS). Segundo Fontana, as votações devem começar pelo projeto que cria a empresa Petro-Sal e o projeto que cria o Fundo Social. Temos um acordo feito em uma reunião dos líderes de votar a partir do dia 10 de novembro, sem obstrução. Espero que a oposição cumpra o acordo, disse Fontana, sobre a disposição do líder de DEM.

PERU. O vice-ministro de Minas e Energia do Peru, Daniel Camac, disse que a Petrobras confirmou a descoberta entre 1 trilhão e 1,5 trilhão de pés cúbicos de gás no Bloco 58 no Sul do País andino. Os resultados da perfuração no Bloco 58 são de que foi encontrado gás, disse Camac, em um comunicado divulgado pelo Ministério.

Na semana passada, o presidente do Peru, Alan García, disse que o achado da Petrobrás no Bloco 58 possivelmente poderia alcançar até 5 trilhões de pés cúbicos de gás natural. Camac disse que as expectativas são de que perfurações adicionais vão levar a novas descobertas. De acordo com o ministro de Energia peruano, no próximo ano os investimentos no setor de hidrocarbonetos do país vão alcançar US$ 3,5 bi, valor que poderá subir para quase US$ 5,5 bi em 2011