unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 05/10/10

Quarto trimestre terá queda nas movimentações

De acordo com relatório da consultoria Macquarie sobre a indústria mundial de transporte marítimo de cargas conteinerizadas, o mercado poderá experimentar um quarto trimestre mais fraco em movimentações em relação ao ciclo anterior de três meses, em virtude da reposição de estoques e transitagem de recipientes vazios observados em junho, julho e agosto.

Os resustados prospectados sustentam que os volumes do quarto trimestre para 2010 – normalmente 0,7% maiores que os apresentados no terceiro trimestre em outros anos – estarão 3% menores do que o intervalo anterior.

Estimamos que a a taxa de movimentação global, que obteve 16% de incremento no terceiro trimestre de 2010, aumentará 12% no quarto trimestre%, esclareceu a consultoria, acrescentando que o movimento transitório de estoque durante os meses de julho a agosto impulsionou os valores no decorrer do ano, mas sem manter a mesma força para os últimos três meses de 2010.

Embora nem todos os complexos portuários tenham reportado os números relativos à movimentação de contêineres vazios, a Macquarie declarou que o trânsito de recipientes descarregados cresceu de 18,8% para 20,6%, do segundo para o terceiro trimestre deste ano.

Se as estimativas se mostrarem acuradas, isto equivaleria a um crescimento total de 16% para todo o ano de 2010 – a maior taxa de incremento anual desde o início dos anos 80, e mais do que suficiente para compensar o declínio de 9% registrado em 2009, conclui o relatório.