unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 27/08/24

REB estará em pauta de agentes setoriais na Fazenda

Arquivo/Divulgação

Grupo com representantes da indústria naval será recebido pelo secretário extraordinário da Reforma Tributária, nos próximos dias, para tratar de impactos do PLP 68 sobre atividade

Representantes de diferentes segmentos da indústria naval devem ter, nos próximos dias, uma reunião com o secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy. Durante a 18ª Navalshore, na semana passada, alguns players mencionaram uma reunião com o economista para discutir os impactos da regulamentação da Reforma Tributária (PLP 68/2024) para as atividades de construção naval e de navegação. A previsão é que a reunião ocorra na próxima quinta-feira (29), mas o encontro ainda não consta na agenda divulgada.

O principal temor desses segmentos é uma emenda que retira benefícios do Registro Especial Brasileiro (REB). O presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore, Ariovaldo Rocha, afirmou que o momento é de otimismo pelas oportunidades de encomendas que estão surgindo, mas existe muita atenção com os rumos que estão tomando as discussões da regulamentação da reforma. O Sinaval vem trabalhando em conjunto com o Syndarma/Abeam e com a frente parlamentar em defesa da indústria naval.

Rocha disse que há preocupação pela possibilidade de revogação de parte considerável do marco regulatório que sustenta e estimula as atividades da indústria naval e offshore e da navegação brasileira. “Esperamos que o projeto da lei regulamentadora da PLP 68/2024 receba as necessárias alterações para que os planos e projetos em desenvolvimento possam ser concretizados”, afirmou.

O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, contou que tanto o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, quanto a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, têm colaborado com as discussões sobre a indústria naval. Segundo Bacci, ambos confirmam a orientação do governo federal em retomar de forma pujante essa atividade no país. “Hoje se tem boa vontade do governo e da orientação política do presidente Lula”, comentou Bacci, em entrevista a jornalistas durante a Navalshore.

Fonte: Revista Portos e Navios