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A Wilson Sons iniciou a operação do rebocador WS Onix no Porto de Santos (SP). Este é o sexto rebocador da classe 2513, construído no estaleiro da empresa em Guarujá (SP). A série, que inclui seis embarcações lançadas nos últimos dois anos, já realizou mais de 5 mil manobras portuárias. Com a entrega do WS Onix, o grupo alcançou a marca de 154 embarcações construídas em seu estaleiro.
Esses rebocadores possuem tecnologia sustentável, com mais de 90 toneladas de bollard pull (tração estática) e são os primeiros no Brasil a atender o padrão IMO TIER III da Organização Marítima Internacional, que exige redução de até 70% nos óxidos de nitrogênio. Esse padrão só é obrigatório em áreas de controle de emissões como na América do Norte e Europa.
Com o novo design de casco, desenvolvido pela holandesa Damen Shipyards, as embarcações diminuem emissões de gases de efeito estufa, reduzindo em até 14% o consumo de combustíveis fósseis. Elas têm 25 metros de comprimento, 13 metros de largura e são eficazes tanto em manobras portuárias quanto na rebocagem oceânica.
A construção dos seis rebocadores contou com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM) e do BNDES como agente financeiro. O WS Centaurus, primeiro da série, foi entregue em julho de 2022 e atua nos terminais de Ponta da Madeira, Itaqui e Alumar (MA), operando com navios de grande porte. Em seguida, foram lançados os rebocadores WS Orion, WS Rosalvo, WS Castor, WS Dorado e, mais recentemente, o WS Onix.
Fonte: Revista Portos e Navios