Uma das concessionárias ferroviárias que atendem o Porto de Santos, a América Latina Logística (ALL) fechou o ano passado com um crescimento de 12% em sua receita operacional, que chegou a R$ 1,5 bilhão.
O aumento foi em comparação ao resultado obtido no ano de 2010. A receita total em 2011 foi de R$ 3,7 bilhões e o lucro líquido, R$ 245 milhões. O ano foi marcado pela consolidação de nossa estratégia de criar novos negócios a partir da infraestrutura ferroviária, disse o presidente da ALL, Paulo Basílio.
No setor ferroviário, o volume transportado aumentou 8,2%. No ano passado, o investimento ferroviário da ALL foi de R$ 872 milhões, sendo R$ 216 milhões na construção da ferrovia até Rondonópolis (MT).
A criação de novas subsidiárias colaborou para o crescimento da empresa. Um dos projetos foi a implantação da Brado Logística (braço da ALL que presta serviços de logística intermodal de contêineres), que iniciou suas operações no segundo trimestre do ano passado.
No trimestre seguinte, surgiu a Ritmo Logística, empresa voltada para o setor rodoviário. Em dezembro, a ALL anunciou a formação da Vétria Mineração, empresa que terá um sistema integrado com mina própria em Corumbá, logística ferroviária por meio de contrato operacional de longo prazo com a ALL e terminal portuário privado em Santos.
Neste ano, a operadora pretende investir R$ 650 milhões em seu negócio ferroviário.