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Clippings - 15/06/09

Recessão leva estaleiros alemíes à concordata

Dois dos maiores estaleiros da Alemanha pediram concordata, apesar de terem recebido este ano empréstimos substanciais dentro do plano de estímulo econômico do governo alemão. A Wadan Yards MTW, que opera estaleiros em Wismar e Warnemünde na costa alemí no Mar Báltico, pediu proteção contra os credores na semana passada, segundo um comunicado emitido pela STX Europe, que controla 30% da empresa.

O colapso ocorre menos de um ano após o grupo Wadan Yards ter sido formado, quando a STX Europe vendeu a maior parte de suas ações nos estaleiros para a FLC West, um veículo de investimentos controlado pelos russos Andrey Burlakov e Evgeniy Zartitsky.

O colapso da companhia é parte da crise mundial por que passa a construção naval, na medida em que proprietários de navios dão calote em pagamentos de encomendas feitas durante o prolongado boom do setor, ou os pedidos vão sendo cumpridos.

A maior parte dos segmentos da marinha mercante vêm registrando um colapso nos lucros por causa da queda da demanda, que está sendo exacerbada pela oferta excessiva de navios. Os estaleiros que pediram concordata formam a maioria do grupo Wadan Yards, que também opera na Ucrânia.

Nenhum motivo foi fornecido pelo colapso da Wadan Yards, mas a companhia, que constrói principalmente navios mercantis especializados na exploração de petróleo e comércio em condições de tempo extremas, está muito exposto à exploração de petróleo e à economia russa. Os dois mercados vêm sofrendo muito com a recessão mundial.

A Wadan Yards anunciou em fevereiro o recebimento de um empréstimo de € 180 milhões (US$ 250 milhões) para a construção de navios sob o programa do governo federal alemão de apoio às empresas durante a crise econômica.

Ela havia recebido anteriormente € 60 milhões do governo regional de Mecklenburg-Western Pomerania, onde os estaleiros estão localizados. O grupo adota uma postura incomum entre os estaleiros europeus sobreviventes, por se concentrar em navios de transporte de contêineres e outros navios de carga. A maioria dos estaleiros europeus constrói principalmente navios de passageiros e grandes balsas, que são bem menos sensíveis aos preços que os navios de carga, uma vez que os compradores tendem a se basear mais na qualidade que no preço.

A Wadan Yards foi formada em julho de 2008, quando a STX Europe vendeu 70% da empresa para os investidores russos, numa estratégia de redução de suas operações para se concentrar nas operações principais de construção de navios de passageiros e balsas na Finlândia, Noruega e França. Antes disso, ainda neste ano, a STX Europe havia sido comprada pela STX da Coreia do Sul, um dos maiores grupos de construção naval do mundo.