Porto de Itajaí diz que obras estão dentro do prazo. Estaqueamento começa dia 6 de outubro
O estaqueamento do cais do Porto de Itajaí começa dia 6 de outubro. A previsão é do engenheiro responsável pela obra, Paulo Müller, que garante que as obras estão obedecendo o cronograma previsto pelo Consórcio TSCC, responsável pelos trabalhos. A partir da semana que vem, o restante das estacas que serão usadas na reconstrução dos berços 1 e 2 do porto começam a chegar. Parte delas vêm de Vitória, no Espírito Santo e outra parte de Luxemburgo, na Europa.
Paulo Müller retornou ontem de Luxemburgo, onde foi negociar a compra das estacas metálicas que serão usadas nas obras do cais, destruído com a enchente de novembro de 2008. O país europeu é o único a produzir as estacas do tipo prancha metálica, estruturas que, achatadas umas nas outras, formarão uma espécie de paredão metálico submerso à margem do Rio Itajaí-Açu e que irá proteger os berços de novas enchentes. O engenheiro garantiu ainda que o estaqueamento começa dia 6 de outubro.
O Consórcio TSCC, formado pelas empresas Triunfo, Serveng Civil San e Constremac, afirma que a retomada da obra ocorreu dia 14 de setembro, mas não há máquinas ou operários trabalhando no cais. A Secretaria Especial de Portos (SEP) e o Porto de Itajaí garantem que os trabalhos estão ocorrendo e que a compra das estacas faz parte do cronograma.
– Está tudo dentro do previsto – confirmou o superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Júnior.
Müller explicou que maioria das estacas, cerca de 700, virão do Espírito Santo e começam a chegar semana que vem.
– Ainda não sabemos se as estacas virão por caminhões ou pelo mar, mas está tudo dentro do cronograma – afirmou o engenheiro.
Primeiras estacas foram cravadas em 3 de setembro
As primeiras estac as que marcaram o início da reconstrução do Porto de Itajaí foram instaladas no último dia 3. Uma equipe de técnicos da Secretaria Especial dos Portos, juntamente com funcionários do porto e do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias fizeram um teste com o objetivo de determinar oficialmente o tamanho dos equipamentos. A expectativa do consórcio é de que as estacas sejam cravadas entre 52 e 53 metros de profundidade.
Profundidade do canal é restabelecida
Ontem, a Draga Ham 309 terminou o trabalho de remoção de cerca de 300 mil metros cúbicos de sedimentos entre a bacia de evolução e o farol, no Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu. A estimativa é que até o final desta semana o complexo tenha restabelecida a profundidade de antes da enchente de novembro de 2008.
Conforme o superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Júnior, até domingo o porto poderá receber navios com volumes de cargas maiores.
Entenda o caso
– 24 de novembro de 2008: Porto de Itajaí perde dois berços de atracação e parte do cais, levados pela correnteza do Rio Itajaí-Açu durante a enchente
– 15 de janeiro de 2009: Consórcio TSCC vence a licitação para executar a reconstrução do porto
– 17 de fevereiro: Secretaria Especial dos Portos (SEP) assina ordem de serviço com prazo de seis meses para a conclusão das obras
– 21 de julho: Tribunal de Contas da União (TCU) determina que seja assinado novo contrato
– 27 de agosto: TCU autoriza a realização de contrato emergencial para a reconstrução do cais
– 14 de setembro: conforme cronograma, a obra recomeça. O engenheiro Paulo Müller, viaja a Luxemburgo comprar as estacas
– 21 de setembro: após duas semanas, a comitiva que viajou a Luxemburgo retorna ao Brasil e anuncia a chegada das estacas para dali a uma semana
– Ontem: o Consórcio TSCC afirma que a reconstrução do cais começa dia 6 de outubro