unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 07/07/10

Recuperação pode ser menor do que previsões apontam

A alta na demanda no transporte de contêineres pode ser menor do que a prevista, segundo a Drewry Shipping Consultants. De acordo com o Container Forecaster – recente relatório da consultoria marítima para o transporte conteinerizado -, o atraso nos embarques está dissimulando a verdadeira força da recuperação da demanda.

A retomada atual é baseada no aumento dos volumes nos comércios transpacíficos (entre Ásia e EUA) e entre Ásia e Europa, com movimentações maiores do que no ano passado, incremento nas taxas de frete e retorno à atividade de capacidade outrora ociosa. Porém, a oferta de espaço ainda é considerada insuficiente, à medida que a indústria se aproxima da temporada de pico. A situação, combinada com a escassez de contêineres disponíveis na Ásia, estaria dando à indústria um impulso artificial na demanda.

Existem possibilidades de que a demanda decline, surtindo efeito sobre as taxas de frete, disse o editor da publicação trimestral, Neil Dekker. Não será uma queda repentina, mas impactante, disse o analista.

O relatório da consultoria afirma que o crescimento da demanda deve estabilizar até o final do ano devido à incerteza econômica na Europa, existindo a possibilidade de o mercado ser afetado.

Apesar disso, a Drewry anunciou previsão de 8,5% de crescimento para a demanda global ainda este ano.