unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 05/12/13

Redução na espera de navios gera economia no Porto de Salvador

Com a redução no tempo médio de espera dos navios de 37 horas em 2011 para as atuais 13h, a economia para os clientes, de janeiro a outubro de 2013, foi de U$S 20,5 milhões. No perãodo foram atendidos 429 navios. Segundo o diretor executivo do Tecon Salvador, Demir Lourenço Júnior, com a nova configuração do terminal e investimento privado total de R$ 240 milhões desde 2000, hoje o porto da capital é o maior do Nordeste em importação e exportação. Segundo o diretor, outro importante resultado pós expansão foi a retomada da liderança no embarque de frutas do Vale do São Francisco.

Este ano, o terminal respondeu pelo escoamento de 52% do total da safra da região, que é um dos principais polos exportadores de frutas do país.

Em Salvador houve também aumento na atracação de navios pós-Panamax, os maiores em operação no mundo, além do aumento na quantidade de serviços no terminal, crescimento na movimentação de cabotagem da ordem de 14%, e crescimento de 12% na movimentação de importação. Para 2014, o foco de atuação da empresa será a atração de novas cargas para a Bahia, a exemplo do papel e celulose, algodão, grãos e também o minério do semiárido da Bahia e do Espírito Santo.