Afirmação foi feita ao Guia Marítimo por executivo que realizou pesquisa sobre o segmento.
Um levantamento realizado pela Real Alliance, empresa nacional de origem holandesa, revela que o setor de transportes espera faturar R$ 15 bilhões no Brasil este ano e tem projeções de receita da ordem de R$ 20 bilhões para 2010. A pesquisa foi feita junto a 67 empresas e mais de 20 entidades setoriais de infraestrutura do segmento.
Segundo o presidente da empresa, Sebas van den Ende, das 67 empresas que responderam à consulta, apenas 15% apontaram para uma perspectiva de baixa nos negócios para o atual exercício, enquanto 50% acreditam no aquecimento das vendas. As 30% restantes veem pouca alteração nas expectativas na comparação com 2008. Outros 5% prefiriram não fazer qualquer prognóstico.
Acredito que esses números otimistas se devem à estrutura da economia brasileira, atualmente, ser mais sólida que a da Europa e Estados Unidos. Isso é decorrência do histórico de crises que o Brasil passou no início dos anos 90, o que fez o sistema bancário brasileiro ser mais regulado, afirmou ao Guia Marítimo Sebas van den Ende. Essa solidez traz mais segurança ao investidor, completou.
Para o exercício de 2010, a grande maioria das consultas reporta para a expectativa de um crescimento superior a 10%, enquanto 17% esperam incrementos abaixo de 10%; outros 11% preveem equilíbrio e apenas 14% esperam queda nos volumes de negócios.
No setor portuário, apontou Ende, apesar da expectativa positiva de investimentos ser em todo o Brasil, cerca de 40% das respostas é relativa ao Nordeste.