A companhia de energia espanhola Repsol anunciou nesta sexta-feira uma descoberta recorde de gás no campo Perla 1, na Venezuela.
A empresa, que atua em parceria com a italiana Eni, estima que as reservas de gás, localizadas em águas rasas da costa do país, seriam de 7 a 8 trilhões de pés cúbicos. O volume é o maior já descoberto pela companhia e equivale a mais de cinco anos de consumo de gás na Espanha.
Segundo a Repsol, o campo tem 60 metros de profundidade e pode alcançar uma superfície de 33 quilômetros quadrados. Todos os testes apontam para que essa previsão seja correta, disse um porta-voz da Repsol. Mas nós precisamos concluir os testes para determinar o exato tamanho do campo, afirmou ele, acrescentando que esse processo pode demorar várias semanas.
O volume encontrado, entre 1,5 e 2 trilhões de pés cúbicos, é recuperável. Chávez reuniu-se com o presidente da Repsol, Antonio Brufau, nesta sexta-feira.
Em caso de produção futura, as fatias da Repsol e da Eni, respectivamente, serão reduzidas para 32,5% cada uma, enquanto a estatal PDVSA ficará com 35%.