unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 27/09/13

Reserva da Petrobrás em Sergipe pode ter mais de 1 bilhão de barris

Segundo fontes, se confirmadas as projeções, descoberta seria uma das maiores do mundo.

Reuters

Uma campanha exploratória na costa de Sergipe mostra que uma área controlada pela Petrobrás e um parceiro indiano possivelmente possui mais de um bilhão de barris de petróleo, disseram à Reuters fontes do governo e da indústria, reforçando as esperanças de que a região se tornará, em breve, a maior nova fronteira petrolífera do país.

A Petrobrás e a IBV Brasil -joint venture entre as indianas Bharat Petroleum (BPCL) e a Videocon Industries – avaliaram que o bloco marítimo de exploração SEAL-11 contém grandes quantidades de gás natural e petróleo leve de alta qualidade, segundo fontes.

O bloco SEAL-11 e suas áreas adjacentes, a 100 quilômetros da costa de Sergipe, podem conter mais de 3 bilhões de barris de petróleo in situ, termo que inclui reservas impossíveis de recuperar e aquelas que podem ser economicamente produzidas. Se confirmada, a descoberta seria uma das maiores do ano no mundo. A Petrobrás detém 60% do SEAL-11, enquanto a IBV possui 40%.

A Petrobrás tem apostado, desde que comprou os direitos de perfurar a área há uma década, que as águas de Sergipe possuem grandes quantidades de petróleo e gás. Como operadora do bloco, a Petrobrás registrou descobertas na área junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nos últimos anos, mas ainda não anunciou o tamanho das reservas.

A área, onde a Petrobrás está agora perfurando poços de avaliação, também oferece a oportunidade de aumentar a produção brasileira, com reservas de perfuração mais fácil e barata do que no pré-sal, gigantesca reserva em águas profundas, no litoral do Sudeste. A primeira produção em SEAL-11 e suas áreas adjacentes é esperada para 2018, disse a Petrobrás.

Sergipe, sem dúvidas, tem um grande potencial e excelentes perspectivas, disse à Reuters uma fonte do governo brasileiro com conhecimento direto sobre as descobertas. Eu diria que Sergipe é a melhor área do Brasil em termos de perspectiva depois do pré-sal.

As estimativas e perspectivas sobre Sergipe, às quais a agência teve acesso, se baseiam em pelo menos dez indícios de petróleo e gás em sete poços, conforme comunicados enviados à ANP desde 16 de junho de 2011.

Em respostas enviadas por e-mail, a Petrobrás evitou dizer quanto petróleo estima existirem SEAL-11 e seus blocos adjacentes, mas disse que 16 poços perfurados desde 2008 na região de águas profundas de Sergipe encontraram vários acúmulos de petróleo, que compõem uma nova província de petróleo na região.

Avaliação. O número exato somente será conhecido quando os planos de avaliação forem concluídos em 2015, disse fonte da BPCL na índia. Alguns especialistas acreditam que os testes podem demorar mais, pelo fato de a Petrobrás estar atualmente sobrecarregada com outros investimentos gigantescos e estar enfrentando dificuldades para levantar fundos.

A fonte da BPCL disse que o SEAL-11 provavelmente possui entre 1 e 2 bilhões de barris de petróleo in situ. O volume pode aumentar quando as reservas nos blocos subjacentes forem incluídas.

Poço

1 bilhão de barris de petróleo é a estimativa extra-oficial das reservas em Sergipe.

30% é a taxa mais alta de recuperação de óleo existente em reservas exploradas no País. (O Estado de S. Paulo)