unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 12/07/23

Reservas provadas de empresas públicas de capital aberto reduzem 2% em 2022

Divulgação Petrobras

As reservas provadas (1P) de 187 petrolíferas públicas de capital aberto caíram 5,6 bilhões de boe em 2022, representando uma redução anual de 2%, segundo análise da Energy Information Administration (EIA) publicada nesta terça-feira (11).

Em 2020, as reservas 1P mantidas por essas empresas reportaram uma queda de 9%, devido, principalmente, aos efeitos econômicos da pandemia de Covid-19. No entanto, no ano seguinte, as reservas provadas aumentaram 9%, segundo os dados analisados pela EIA.

A agência governamental dos EUA explica que essa redução de 2% está relacionada às vendas de ativos na Rússia, em resposta à invasão da Ucrânia iniciada em fevereiro do ano passado. Esses desinvestimentos reduziram o total de reservas 1P das empresas em 12 bilhões de boe.

A adição de 16,2 bilhões de boe em reservas provadas, assim como a compra de ativos em produção totalizando reservas de 8,2 bilhões de boe e a revisão, para cima, de 2,8 bilhões de boe, não foram suficientes para cobrir os desinvestimentos juntamente com a média de produção anual.

Fonte: EIA

A EIA analisou os relatórios financeiros anuais divulgados por 187 empresas de E&P nacionais e internacionais fornecidos à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA e coletados pela Evaluate Energy. A agência estima que as companhias correspondem por cerca da metade da produção de petróleo por empresas não-Opep em 2022.

Fonte: Revista Brasil Energia