unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 28/05/15

Resolução do CNPE sobre a 13ª rodada sai nos próximos dias

A resolução do CNPE sobre a realização da 13ª rodada da ANP deve sair entre o final desta semana e o início da próxima. A previsão é do diretor da agência, Helder Queiroz, que acredita que a consulta pública relativa ao leilão de blocos exploratórios ocorrerá em julho.

Segundo o dirigente, o modelo contratual do novo round será semelhante ao da 11ª rodada. “O cerne do contrato, que está funcionando, será mantido. Esperamos atrair pequenas, médias e grandes empresas”, disse o diretor durante apresentação no Fórum Ibef, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (27/5).

De saída da ANP – seu mandato termina dentro de um mês –, Queiroz destacou iniciativas das quais participou desde sua entrada na agência em 2011, como a retomada das rodadas de licitação, a introdução do diesel S-50 e a regulamentação da Lei do Gás, cuja audiência pública final está marcada para 26 de junho.

IOCs

O presidente da BP Energy Brasil, Guillermo Quintero, disse que a participação da empresa na próxima rodada dependerá do formato final do edital da licitação.

Já o presidente da Total Brasil, Maxime Rabilloud, elogiou a decisão do governo de realizar uma nova rodada este ano.

“O governo está tomando posições corajosas. O que me preocupa é a conjuntura mundial da indústria. Não sei se o preço do barril voltará ao mesmo patamar”, comentou o executivo, lembrando que o Oriente Médio está focando em market share.

Carcará

O presidente do Conselho de Administrção da Barra Energia, João Carlos De Luca, disse que a empresa não foi comunicada sobre um suposto interesse da Petrobras em vender fatia da área de Carcará. Ele reiterou que a Barra Energia tem preferência em uma eventual negociação e que, caso se confirme o desinvestimento, irá avaliar a operação.

O executivo informou que o consórcio perfura, neste momento, o poço Carcará Norte e que, até o final deste ano, a expectativa é ter três poços perfurados na área.