unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 13/05/10

Restrições à importação são antecipadas

A aplicação de novas barreiras argentinas contra a entrada de alimentos e bebidas importados, previstas para entrar em vigor a partir do dia 1º de junho foram antecipadas. Segundo denúncias do diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Ricardo Martins, quatro caminhões foram barrados na Aduana de Uruguaiana, no Brasil, sem poder entrar na Argentina.

A medida reflete decisão do secretário de Comércio Interior da Argentina, Guillermo Moreno, de restringir a importação de alimentos e bebidas similares aos de fabricação nacional, inclusive os que complementam a produção local. São massas de tomate, milho em conserva, chocolate, chips e outros elaborados e semi-elaborados.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, instruiu a embaixada brasileira em Buenos Aires a transmitir às autoridades argentinas o descontentamento do governo brasileiro em relação às restrições. Uma das razões da irritação é que a Argentina, além de não ter informado o Brasil sobre a medida, não excluiu os sócios do Mercosul.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, admitiu ontem que o Brasil poderá retaliar a Argentina.