unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 06/02/13

Retirada do elevado do Rio tem início

A primeira viga do Elevado da Perimetral, no centro da cidade do Rio de Janeiro, seria removida na noite de ontem, como parte das obras da segunda fase do Projeto Porto Maravilha, da Prefeitura do Rio. A iniciativa é parte do projeto de revitalização da zona portuária carioca para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.

A obra, orçada em R$ 7,6 bilhões, deve ser concluída no primeiro semestre de 2016. A estrutura de aço, de 40 metros de extensão e 22 toneladas, é a primeira das 1.008 peças que serão retiradas na demolição do elevado.

O trabalho é realizado à noite, para reduzir o impacto sobre o trânsito local, uma das principais vias expressas da cidade. Para o transporte da viga, a Avenida Rodrigues Alves será interditada desde a Avenida Professor Pereira Reis até a Avenida Barão de Tefé. Já no sentido Rodoviária, o tráfego não será alterado.

Segundo o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio (Cdurp), Alberto Gomes Silva, a derrubada da Perimetral vai melhorar as condições de mobilidade no local, facilitando a conexão entre o Caju e o Aterro do Flamengo, além de aprimorar as condições ambientais, por meio da redução da poluição ambiental e sonora.

De acordo com Alberto Silva, a implosão do equipamento somente terá início no segundo semestre, “após a conclusão das vias de superfície da Via Binário do Porto, após os grandes eventos deste ano(Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude) e após a aprovação dos planos de mitigação para o trânsito”. A operação foi iniciada em julho passado e reurbanizou 24 vias da região.