
A ANP aprovou, nesta quinta-feira (26), a revisão do plano de desenvolvimento do campo de Gavião Vermelho, localizado na Bacia do Paranaíba , operado pela Eneva com 100% de participação. A análise foi realizada sobre a primeira versão do PD, cuja última revisão foi aprovada em 2016.
A Eneva encaminhou a revisão do PD em vista da devolução parcial da área de desenvolvimento do campo, aprovada pela agência reguladora em 2020. Na ocasião, a ANP decidiu pela aprovação da devolução de 47,249 km² da área de desenvolvimento original do campo, a inclusão das coordenadas da nova área por meio dos termos de resilição parcial e apresentação de uma revisão do PD do campo.
A produção do campo iniciou em dezembro de 2015 com 0,09 m³/dia de gás condensado e 221,74 milhões de m³/dia de gás natural não associado. O último registro foi, respectivamente, de 0,06 m³/dia e 5,63 milhões de m³/dia, e sem produção de água.
Novas atividades não estão previstas pela Eneva, já que o campo está completamente desenvolvido. O documento apresentado possui apenas o objetivo de atender a exigência da resolução citada, e não há nenhuma mudança no plano de desenvolvimento.
A Superintendência de Desenvolvimento e Produção entende que o propósito está atingido, uma vez que a aprovação irá confirmar a nova área de desenvolvimento, resultante da devolução parcial.
Participaram o Núcleo de Fiscalização de Medição e Produção (NFP) e a Superintendência de Segurança Operacional e Meio Ambiente (SSM). Não observaram problemas na aprovação.
Fonte: Revista Brasil Energia