Durante o encontro, foi discutida também a criação de um polo de inteligência de pesquisa e desenvolvimento no setor de petróleo e gás no município do Rio de Janeiro.
O Rio de Janeiro terá uma Agência de Desenvolvimento Municipal para apoiar novas empresas do setor de petróleo que desejam se instalar na cidade, afirmou o secretário de Desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro , Felipe Goes, durante evento nesta terça-feira (12/01). O início das operações está previsto para o fim do primeiro trimestre deste ano.
Um grupo específico dentro da Secretaria de Desenvolvimento ficará responsável por facilitar a instalação destas empresas em nossas cidade, diminuindo a burocracia e agilizando todo o processo, explica o secretário.
Durante o encontro, foi discutida também a criação de um polo de inteligência de pesquisa e desenvolvimento no setor de petróleo e gás no município do Rio de Janeiro. Uma universidade do petróleo e um fundo de amparo a pesquisa municipal também foram propostas para o plano de desenvolvimento intelectual da cidade nos próximos anos. “O Rio precisa de mão-de-obra qualificada e de cultura empreendedora.
Precisamos de políticas que perpetuem a riqueza de nossa cidade”, comentou o o professor da Coppe/UFRJ, Maurício Guedes. Estima-se que nos próximos oito anos, o Rio receba de US$ 70 bilhões a US$ 80 bilhões em investimentos no pré-sal.
As ideias propostas durante o encontro servirão de base para o primeiro relatório de políticas municipais para o setor de petróleo e gás que será apresentado na próxima reunião, prevista para daqui a dois meses.