O Porto do Rio Grande anunciou a abertura da licitação para contratação de novo sistema de monitoramento de tráfego marítimo, conhecido como VTMS. Nos próximos dias o processo será encaminhado pelo secretário adjunto de Infra-Estrutura e Logística do RS, Adalberto Silveira Netto, à Cecom (Central de Compras do Estado).
O sistema, que é utilizado por portos da Europa como o de Barcelona e Roterdí, contará com investimento do governo do Estado de aproximadamente R$ 25 milhões. De acordo com o projeto serão implantadas 18 bóias de sinalização náutica inteligentes, que reforçarão o sistema de sinalização náutica já existente. A diferença é que as novas bóias possuem sensores inteligentes e são monitoradas por radar, integradas por radiofrequência GSM e interligadas a diversas estações estrategicamente posicionadas ao longo dos canais e bacias de evolução do porto rio-grandino.
Com o VTMS, será possível obter informações sobre condições de vento, correntes, ondas e localização das bóias.A rede será integrada às câmeras de segurança e ao Sistema Porto, sendo as imagens também disponibilizadas pela internet em tempo real. O projeto será implantado 180 dias após assinatura do contrato.