unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 11/06/10

Rio vai isentar obras de estaleiros de ISS

RIO – A Prefeitura do Rio de Janeiro, para garantir o arrendamento do antigo estaleiro Ishibrás pela Petrobras, vai dar incentivos ficais para o setor.

Trata-se do atendimento às exigências feitas pela estatal para recuperar a unidade e instalar o rebatizado Estaleiro Inhaúma, no bairro do Caju, no Rio.

A Secretaria de Fazenda do Município do Rio enviou na última quarta-feira projeto à Câmara dos Vereadores para isentar obras em estaleiros do imposto sobre serviços (ISS), e reduzir a alíquota de 5% para 2% no caso de serviços para a indústria naval.

Segundo a secretária Eduarda La Rocque, toda a negociação foi feita com o governo do Estado, e a Prefeitura acatou a indicação, já que a expectativa, com a recuperação do estaleiro, é criar de 4 a 5 mil novos empregos na cidade.

São incentivos fiscais, e não benefícios, porque a gente não está aqui para aumentar lucro de nenhum setor. Concedemos incentivos para setores que achamos serem a vocação natural do Rio. Assim, temos uma perda inicial, mas vai aumentar a base tributária no futuro, disse Eduarda.

A sub-secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio, Renata Cavalcanti, disse que o governo cedeu a todas as exigências da Petrobras. Eles pediram de tudo para ficar com o estaleiro. Só faltou pedirem isenção de taxa de bombeiros, brincou.

Renata lembrou que os incentivos fiscais não são exclusivos para a Petrobras, e sim direcionados ao setor, o que vai beneficiar outras empresas, como o estaleiro Eisa, por exemplo.

Tínhamos obsessão por resolver a situação do estaleiro, que era um horror. A indústria naval precisando de espaço e aquela área estava largada. Conseguimos convencer a Petrobras a assumir isso, mas precisamos do incentivo da Prefeitura, porque a Petrobras cismou que queria incentivo de ISS, disse Renata.