unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 05/03/24

Riscos no Mar Vermelho aceleram custo do seguro marítimo

No Brasil, cada vez mais o mercado de seguro de casco e carga cresce, junto com a expansão do agronegócio

O aumento dos riscos marítimos no Mar Vermelho vem impactando o custo dos seguros marítimos, com as seguradoras buscando posição mais segura. As companhias seguradora reforçaram significativamente as suas políticas de subscrição, de acordo com recente relatório da corretora de resseguros Guy Carpenter.

O sindicato das principais seguradoras, resseguradoras e subscritores de Londres, o Joint War Committee (JWC), expandiu recentemente a “zona de alto risco” nesta rota marítima, pressionando as seguradoras a cobrarem prêmios mais elevados para sustentar índices de sinistros positivos.

Como resultado deste movimento, os prêmios de risco para o Mar Vermelho teriam sido de 0,07% nominais em outubro de 2023, antes do início do conflito na região. Este número saltou para quase 0,5% a 0,7% no final de dezembro de 2023. Para os armadores israelenses, principais alvos na rota marítima, o aumento foi ainda maior.

O relatório da Guy Carpenter ressalta o fato de que as novas rotas em torno do Cabo da Boa Esperança, na África do Sul, acrescentam 10 a 15 dias à viagem total, aumentando ainda mais os custos do seguro. Os prêmios de risco adicionais somam-se ao impacto que a inflação global teve no mercado de seguros no ano passado, o que já havia gerado aumento nos prêmios de seguro de casco e carga em 8% em 2022, em comparação com o ano anterior. Os dados são da União Internacional de Seguros Marítimos (IUMI), analisados pela resseguradora.

A Guy Carpenter vê expansão do mercado de seguros marítimos no Brasil. Mas aqui a proteção ocorre pelo crescimento e a da produção nacional de bens agropecuários. A contratação de seguros marítimos no país, destaca a companhia, tem crescido a taxas superiores à inflação e a penetração deste produto tende a se fortalecer cada vez mais com a maior inclusão do Brasil no comercio mundial.

A manutenção do nível produtivo do setor agro e a retomada da indústria local, impulsionadas pelo programa ´Nova Indústria Brasil´, vai alavancar os prêmios nos próximos anos, afirma a corretora de resseguros. “Acredita-se que o mercado internacional será a principal motriz de geração de negócios apoiados em um consumo aquecido e taxa de câmbio depreciado favorável ao país, segundo o levantamento.

Fonte: Revista Portos e Navios