unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 04/12/09

Rodada São Paulo, em Genebra, acerta redução de tarifas entre 22 países

Rodada São Paulo, em Genebra, acerta redução de tarifas entre 22 países
http://www.guiamaritimo.com.br/nota.php?id=2181&gmn=1

Um acordo firmado entre 22 países em desenvolvimento durante a Rodada São Paulo, em Genebra, no último dia 2, possibilitará que o grupo de nações reduza em 20% as tarifas externas de 70% dos produtos negociados.

A tratativa ocorreu no âmbito do SGPC (Sistema Global de Preferências Comerciais entre Países em Desenvolvimento) que abrange Argélia, Argentina, Brasil, Chile, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Cuba, Egito, Índia, Indonésia, Irí, Malásia, Marrocos, México, Nigéria, Paquistão, Paraguai, Sri Lanka, Tailândia, Uruguai, Vietní e Zimbábue.

Segundo o acordo, as tarifas comerciais devem ser reduzidas, no mínimo, em 20% para o universo de 70% dos produtos comercializados.

Informações do Itamaraty indicam que, para que de fato a tratativa venha se efetivar, será necessário o envio de listas de produtos de cada um dos países envolvidos até maio de 2010 e, no perãodo de maio e setembro, as nações negociarão bilateralmente. O tratado entra em vigor assim que todos os países assinarem.

Estatísticas do Itamaraty revelam que as 22 nações representam 13% do PIB global, o equivalente a US$ 8 trilhões, e 15% do comércio internacional, respondendo por US$ 5 trilhões. A Rodada São Paulo foi lançada em 2004 durante encontro da Unctad (Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento) na capital paulista.

O acordo Sul-Sul lançado criará novas oportunidades de acesso a mercados para uma ampla gama de produtos exportados de países situados na África, Ásia e América Latina, afirmou em nota o Ministério de Relações Exteriores do Brasil. Segundo o comunicado, após o acordo assinado, a cada dois anos, os participantes buscarão ampliá-lo. O governo brasileiro está convencido de que o acordo é um passo sem precedentes na cooperação Sul-Sul. O acordo inspirará iniciativas similares e complementares que contribuirão para impulsionar a prosperidade econômica e social dos países em desenvolvimento, destaca a nota.

O SGPC foi criado em 1989 e prevê concessões preferenciais e cooperação para estimular o comércio entre os países em desenvolvimento e está em consonância com a OMC (Organização Mundial do Comércio), que autoriza a adoção de tarifas menores para favorecer essas nações.