A Rolls-Royce, empresa global de sistemas de energia, abriu um novo e recentemente ampliado e modernizado Centro de Serviços Marítimos no porto de Rotterdam. O investimento marca o mais recente estágio no desenvolvimento de uma rede global de Centro de Serviços Marítimos, que atualmente compreende atividades dedicadas a reparo em 34 países entre eles o Brasil (Niterói-RJ), dando suporte 24 horas por dia, a clientes em todo o mundo.
A Rolls-Royce está fazendo significativos investimentos em infra-estrutura global e capacidade de fornecer sistemas complexos e integrados de energia e serviços para seus clientes marítimos.
A instalação, localizada em Pernis, Rotterdam, foi originalmente aberta em 2001, e foi submetida a um importante programa de expansão, incluindo a duplicação do espaço de oficina de manutenção para 1.500 metros quadrados e a modernização do equipamento usado na manutenção de produtos marítimos.
Martin Hall, Vice-Presidente do setor Comercial – Serviços da Rolls-Royce, declarou: “A Rolls-Royce está continuando a investir em sua capacidade global de serviços, e essa instalação no estado da arte em Rotterdam, um dos portos mais ativos do mundo, nos permite atender melhor às necessidades de nossos clientes marítimos nos setores mercante, “offshore” e militar.”
“Armadores estão procurando maximizar a disponibilidade dos navios, e os estamos ajudando a fazê-lo, através de uma rede global de engenheiros de manutenção altamente qualificados, instalações de manutenção e contratos de serviços e manutenção de longo prazo.”
A instalação serve a uma variedade de clientes, tanto dos setores comercial e “offshore” como a Real Marinha Holandesa. No local pode-se reparar e revisar toda a linha de motores diesel e a gás da Rolls-Royce, “thursters”, equipamento de governo e hélices. Os engenheiros da Rolls-Royce também executam manutenção e reparos a bordo de embarcações e em alguns casos a manutenção essencial é feita embaixo d’água, minimizando a necessidade de colocar as embarcações em diques secos.
A instalação da Rolls-Royce emprega 70 funcionários, um aumento em relação aos 50 que a guarneciam há apenas dois anos. Além do gerenciamento dos serviços e da manutenção através da Europa, a instalação é também um centro regional de “marketing” e vendas da ampla linha de produtos marítimos da Rolls-Royce — a maior linha disponível a partir de um só fornecedor em todo o mundo.
Na Europa, a Rolls-Royce está atualmente construindo Centros de Serviços Marítimos em Hamburgo (Alemanha) e Gydnia (Polônia), ambos os quais devem abrir nesse verão.