A Rolls-Royce fechou contratos para fornecer propulsores às operadoras escocesas Western Ferries e Orkney Ferries. Os equipamentos, modelo US 105 CRP, impulsionarão, no total, três balsas dessas empresas e garantirão mais eficiência energética e capacidade de manobra às embarcações.
A Western Ferries recentemente anunciou a construção de duas novas balsas que entrarão em operação na rota de Dunoon até Gourock, através do Fiorde de Clyde. Cada balsa de carros de terminação dupla será equipada com um par de propulsores Rolls-Royce US 105 CRP, que giram 360 graus e são especificamente adequados para operações que exigem o rápido retorno dessas embarcações.
O diretor técnico da Western Ferries, Graeme Fletcher, elogiou a qualidade dos propulsores. “A última experiência desses equipamentos demonstrou que eles são insuperáveis em rastreabilidade e eficiência. Eles fornecerão os nossos Skippers com excelentes características de controle e manobra, impossíveis de ser alcançadas por outros projetos. Nossos clientes e funcionários apreciarão a maior qualidade e segurança oferecidas por essas novas embarcações em rotas movimentadas”, afirmou o executivo.
As balsas estão sendo construídas pelo estaleiro Cammell Laird em Birkenhead e serão maiores, mais rápidas e mais eficientes em termos energéticos do que as embarcações que elas substituirão.
O diretor comercial da Cammell Laird, Rob McBurney, também destacou a qualidade dos propulsores. “A escolha do maquinário dessas novas balsas foi resultado de um esforço conjunto e a escolha pelos propulsores Rolls-Royce deve-se à vasta experiência deles, maior eficiência energética e a capacidade de manobra apresentada nos navios Sound of Shuna e Sound of Scarba, ambos da Western Ferries”, ressaltou McBurney.
A embarcação MV Hoy Head, em operação pela Orkney Ferries, também será impulsionada por propulsores da companhia, como parte de um programa de reequipamento mais abrangente que acontece no estaleiro Cammell Laird. O projeto incluirá o aperfeiçoamento e o aumento da embarcação para que haja a expansão de sua capacidade e, consequentemente, a instalação do novo sistema de propulsão.
“É uma vontade de muito tempo do Conselho de atender às crescentes demandas em nosso serviço de balsa das Ilhas do Sul. Procuramos aliviar o congestionamento e fornecer uma oportunidade maior aos passageiros de viajar em horários mais convenientes. Esse contrato é uma excelente notícia para as comunidades atendidas pela embarcação Hoy Head”, destacou James Stockan, presidente da Comissão de Infraestrutura e Desenvolvimento do Conselho das Ilhas Orkney.
O MV Hoy Head voltará a operar no próximo ano na rota tradicional entre o continente de Orkney e as ilhas de Hoy e Flotta.