A Rolls-Royce irá adquirir 33% das ações ordinárias da ODIM, fornecedor de sistemas de manuseio marítimo especializados para a indústria offshore de petróleo e gás. A aquisição, realizada para fins de investimento, engloba 15.545.634 ações ordinárias e será feita à Aker Solutions ASA (Aker Solutions) por 45 centavos de coroas norueguesas por ação e um valor total de 700 milhões de coroas norueguesas (aproximadamente 66 milhões de libras. O acordo está condicionado à aprovação do investimento pela entidade norueguesa que cuida dos assuntos de concorrência.
A empresa tem uma presença forte no setor offshore de petróleo e gás. Esse investimento cria a oportunidade para a Rolls-Royce e a ODIM a possibilidade de oferecer aos clientes uma gama mais ampla de produtos e serviços, incluindo os sistemas automatizados de manuseio da ODIM para aplicações sísmicas e submarinas.
A Rolls-Royce concordou em fazer um pagamento adicional à Aker Solutions se, dentro de nove meses após a conclusão do acordo, adquirir ações adicionais da ODIM ou fizer uma oferta para ações adicionais da ODIM a preços maiores que 45 centavos de coroas norueguesas.
John Paterson, Presidente da Rolls-Royce Marine, frisou que a ODIM tem uma forte posição no mercado e um bom portfólio de produtos e serviços, com significativas perspectivas de longo prazo. E acrescentou que o setor offshore é central para nossa estratégia marítima e nosso investimento na ODIM facilitará a cooperação adicional entre nossas duas empresas.
A Rolls-Royce, que atua no fornecimento de sistemas de energia e serviços para uso em terra, no mar e no ar, estabeleceu posições fortes em seus quatro mercados globais – aeroespacial civil, aeroespacial militar, marítimo e de energia. Em cada um desses setores, a empresa oferece a clientes e operadores acordos de serviços de longo prazo e com valor agregado.
A ODIM ASA é uma empresa norueguesa de tecnologia que desenvolve e vende avançadas soluções automatizadas de manuseio, principalmente sistemas de manuseio de cabos e guinchos para uso em embarcações offshore e militares. No ano passado registrou receita de NOK 2.136 milhões (£200 milhões) e lucro antes de impostos de NOK 350 milhões (£33 milhões).(Fonte: Monitor Mercantil – Rio de Janeiro,RJ)