Os armadores que tiveram os maiores ganhos foram aqueles com maior presença na rota entre Ásia e Europa, segundo a Alphaliner. De acordo com a consultoria, as taxas de frete do trade passaram a ser lucrativas desde dezembro do ano passado, enquanto que o comércio entre Ásia e América do Norte só se tornou rentável em maio deste ano.
Todas as principais companhias de transporte de contêineres anunciaram retorno aos saldos positivos nos primeiros seis meses deste ano, após o péssimo desempenho de 2009. No entanto, o desempenho irregular das transportadoras que anunciaram os resultados mostra que a recuperação não foi global.
Na semana passada, a APL registrou lucros operacionais de US$ 13 milhões na primeira metade deste ano, enquanto a Hanjin lucrou US$ 118 milhões e a OOCL, US$ 303 milhões. O desempenho relativamente fraco da APL pode ser atribuído à grande concentração da empresa nas rotas transpacíficas (entre Ásia e Estados Unidos), que continuou a diminuir os rendimentos dos armadores no primeiro semestre.
O mix comercial das companhias tem um impacto significativo sobre os resultados financeiros das companhias de navegação. Apesar de enfatizarem a eficiência de custos, a melhoria da produtividade e a prestação de serviços como fatores para a recuperação, o principal motivo do retorno dos lucros no primeiro semestre se deve ao aumento das taxas de frete no comércio entre Ásia e Europa, atesta a Alphaliner.