A Rumo Logística – empresa do Grupo Cosan – anunciou um projeto para construção de coberturas nos berços de atracação de terminais açucareiros do Porto de Santos. Segundo a companhia, a iniciativa está aguardando autorização da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) para iniciar as obras nos próximos meses.
Projeto inédito no Brasil, a proteção metálica ampliará a capacidade operacional do complexo portuário, na região do berço de atracação do Terminal Sul – com dimensões de 138 metros de comprimento e 76 metros de altura – possibilitando o embarque de açúcar em dias e noites com chuva. Atualmente, os carregamentos da commodity são suspensos durante a ocorrência de mau tempo, visto que uma vez molhado, o produto perde qualidade.
A cobertura foi desenhada para atender as maiores embarcações de carga existentes, como os navios Panamax e Cape Size, que transportam de 80 até 120 mil toneladas.
O projeto também deve diminuir os atrasos no Porto de Santos; por conta da chuva. Atualmente, as chuvas fazem com que o terminal deixe de operar mais de 90 dias por ano, obrigando os navios a esperar e provocando congestionamentos de caminhões no complexo santista. Além de reduzir o gargalo logístico, prevê-se que a nova estrutura aumente significativamente a exportação de açúcar no porto. É importante ressaltar ainda que este projeto dará mais agilidade ao transporte rodoviário de açúcar ao porto, com grandes chances de contribuir para a redução da emissão de CO2 na atmosfera.