Mendes Ribeiro e Yelena Skrynnik, ministros da Agricultura do Brasil e da Russia, respectivamente, se reuniram nesta semana para tentar resolver a questão do embargo à exportação de carne brasileira para o país europeu e Ribeiro saiu otimista.
“A ministra russa foi muito cordial. O trabalho está sendo feito, os contatos foram realizados. Tudo o que o governo russo nos pediu nós atendemos, agora estou esperando até terça-feira para uma definição da ministra”, afirmou o ministro brasileiro, que acredita que a resposta do governo russo sairá já semana que vem.
Durante o encontro com Helena, Mendes Ribeiro explicou à colega que o serviço de inspeção dos frigoríficos brasileiros é federal, tornando injustificável o embargo feito a estados, como o ocorrido com o Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso, embargados totalmente.
“Expliquei a ela que o nosso sistema de defesa não era regionalizado ainda, que estamos partindo para a regionalização, que hoje a nossa defesa é nacional, e que não tinha porque destruir alguns estados”, relatou. Em 2011, os embarques de carne brasileira para a Rússia tiveram redução de 19,6%.