unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 19/03/12

Rússia pode abrir Ártico a petroleiras privadas

Companhias privadas terão em breve acesso autorizado aos vastos depósitos de petróleo e gás da Rússia no Ártico, segundo o executivo-chefe da Lukoil. Ele disse ainda que a tributação sobre o setor vai mudar, para estimular o crescimento.

Vagit Alekperov, que preside uma das grandes petrolíferas russa e é uma das principais figuras do setor no país, disse ao Financial Times que a política de manter a exploração offshore no Ártico, com exclusividade para as estatais Gazprom e Rosneft, não deu resultados positivos e que seria logo abolida. A Lukoil tem capital aberto.

Ele disse ainda que, sem uma reforma do sistema tributário, a produção de petróleo na Rússia terá um forte declínio após 2016. Estima-se que o Ártico contenha um quinto das reservas ainda não comprovadas de petróleo do mundo, segundo o US Geological Survey, órgão do governo americano. Muito do petróleo e a maior parte do gás estariam em regiões no Norte da Rússia.

Pela lei russa, só grupos estatais pode explorar offshore. A Gazprom e a Rosneft tem grandes áreas sob licença, muitas outorgadas sem concorrência. Mas, ao contrário da Lukoil, elas não têm experiência em exploração offshore e nem no Ártico.