unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 06/04/11

Sadia pretende aumentar participação da cabotagem

A Sadia (Brasil Foods) pretende aumentar participação no transporte via cabotagem. De acordo com o diretor de Logística do Mercado Interno da companhia, Darlan Carvalho, a companhia pretende dobrar a quantidade de cargas movimentadas pelo modal este ano.

Temos a meta de chegar aos 7 mil Feus em 2011, afirmou o executivo. Tudo dependerá da disponibilidade dos operadores, da oferta de navios e linhas. Quanto mais navios, mais conseguiremos fazer uso do modal, afirmou.

Em palestra na Intermodal South America, Carvalho mostrou o case da Sadia para exemplificar as principais alternativas para aplicar a intermodalidade em seus procedimentos logísticos. Para a logística, o ideal seria que conseguíssemos ir de navio para todos os lugares, mas não dá, comentou.

De acordo com Carvalho, dos 5 milhões de toneladas de carga movimentadas por ano pela empresa, cerca de 2,5 milhões para mercado externo, sendo a outra metade dedicada ao consumo interno do País. No nosso caso, qualquer um ou dois por cento de eficiência acarretam em economia de R$ 3 bilhões nos custos logísticos, apontou. Nem tudo que parece ser mais lógico tem o menor custo. Um exemplo é a rota de Brasília/Manaus. A carga sairia de caminhão de Brasília para Porto Velho, hidroviário até Manaus e depois novamente via caminhão. Mas optamos por Brasília para Alto Taquari, depois de trem para Santos e de lá para Manaus por cabotagem. Se colocássemos a rota do navio em termos de distância, ela é maior em 4 vezes. Mas com essa opção tivemos economia de 4% a 5% nos custos.

Segundo o executivo, a Sadia iniciou operações na cabotagem em 2002, por conta da produção de fábricas na região de Paranaguá. Depois acrescentamos outras localidades no Sul e Pernambuco em 2009. Hoje, cerca de 4% das nossas movimentações no mercado interno são feitas por cabotagem. Os principais portos de origem são Paranaguá, Itajaí, São Francisco do Sul e Santos, e as cargas rumam para Recife e Manaus.