A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu as licenças prévias para o projeto do estaleiro EBR, em São José do Norte, e para a expansão da Quip, em Rio Grande.
Essa última empresa investirá cerca de R$ 180 milhões na ampliação do canteiro de obras, o que possibilitará trabalhar com até três plataformas de petróleo simultaneamente.
Já o estaleiro EBR, cujo investimento é estimado em cerca de R$ 1,2 bilhão, deve gerar mais de 5 mil empregos na região de São José do Norte, impulsionando a economia local.
Segundo o diretor-presidente da Fepam, Carlos Fernando Niedersberg, a emissão da licença ocorreu em absoluta parceria com o Ibama.
O empreendimento deverá observar e promover diversas medidas antecipatórias, mitigatórias e compensatórias previstas no Estudo de Impacto Ambiental (EIA), de modo a garantir o desenvolvimento sustentável para o município e região.
Alguns desses cuidados visam à segurança pública, por meio de convênio com o Estado, devido ao aumento populacional que deve ocorrer – hoje, a cidade conta com cerca de 25 mil habitantes.
Além disso, a EBR deve garantir o suprimento das necessidades dos trabalhadores e familiares como medida antecipatória, bem como promover a recuperação da estrada que liga a área urbana de São José do Norte com as comunidades de Cocuruto, Pontal da Barra, Barra e 5ª Seção da Barra.