unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 11/08/09

Sai licitação para dragagem dos acessos aquaviários ao Estaleiro Atlântico Sul

A administração do Complexo Industrial Portuário de Suape publicou, ontem, no Diario Oficial, o aviso de licitação para a execução das obras de dragagem dos acessos aquaviários ao Estaleiro Atlântico Sul (EAS), referente ao dique seco e aos braços norte e sul (os canais internos). A abertura da concorrência se dará no dia 17 de setembro e o valor das obras está orçado em R$ 104 milhões.

O serviço de dragagem complementar deverá demorar entre três e quatro meses para ser finalizado. É através dele que será viabilizada a saída do primeiro navio construído no dique seco (compartimento onde se dá a construção naval. De lá, as embarcações são despejados no mar). A previsão é de que, em abril de 2010, o primeiro navio já esteja funcionando.

O estaleiro definiu prioridades. O que precisa haver primeiro é o dique seco, depois o braço sul e o norte. Não tem atraso em relação ao cronograma que o estaleiro necessita. O que precisa ser finalizado até dezembro é o dique seco, não toda a dragagem?, frisou o diretor de engenharia e meio ambiente, Ricardo Padilha.

Ontem, também foi divulgado o aviso de certame para a contratação de empresa para o fornecimento e instalação de equipamentos e sistemas para monitoramento de manobras de navios baseados em AIS e VTS (semelhantes a modelos usados na aviação). O processo licitatório ocorre no dia 15 de setembro. O sistema avaliará as condições meteorológicas no momento das atracações, capturar através de câmeras imagens da chegada e saída de embarcações.

Ele será integrado ao sistema de segurança já existente no porto, o ISPS Code, e interceptará navios, via satélite, através de um aparelho existente em cerca de 80% da frota mundial de navios, o transponder. E o VTS permite até a localização daquelas embarcações que sequer dispõem do transponder.(Fonte: Folha de Pernambuco)