unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 07/12/22

Saipem adquire terceiro navio-sonda da Samsung Heavy Industries

Navio-sonda Santorini (Fonte: MarineTraffic)

Saipem fechou a compra do Santorini, um navio-sonda de sétima geração, por US$ 230 milhões. A unidade, concluída em 2021,  é equipada com dois BOPs e sistemas de automação de operações de última geração.

A decisão de compra se baseou em um retorno financeiro de mais de 15%, em torno de cinco anos, e nas perspectivas comerciais da embarcação. O backlog de atividades de perfuração da empresa está em mais de US$ 1,57 bilhões, o valor mais alto em seis anos.

A Saipem entende que os resultados e previsões de negócios são determinados pela procura no segmento de perfuração offshore, especialmente nas águas profundas, a crescente tendência dos níveis de taxas diárias do mercado de navios-sonda de sétima geração, bem como a disponibilidade limitada de ativos em um mercado no qual a demanda de navio-sonda excede a oferta.

Esta é a terceira sonda adquirida pela Saipem junto a com a Samsung Heavy Industries. As outras duas são a Saipem 10000 e a Saipem 12000, ambas com operação pela ENI. O Santorini, por sua vez, faz parte da frota da companhia desde 2021. Atualmente, a ENI opera a embarcação no Golfo do México (EUA), enquanto o contrato expira no terceiro trimestre de 2023.

Fonte: Revista Brasil Energia