unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 18/03/24

Saipem assina Carta de Intenções para dois projetos de CO2

A Saipem assinou uma Carta de Intenções para os projetos das joint ventures Northern Endurance Partnership (NEP) (bp, Equinor e TotalEnergies) e Net Zero Teesside Power (NZT Power) (bp e Equinor). Segundo o comunicado divulgado pela companhia italiana na sexta-feira (15), os dois projetos são para o desenvolvimento de instalações de transporte e armazenamento offshore de CO2 para o cluster da Costa Leste, no Reino Unido.

A concessão final à Saipem está sujeita ao recebimento de autorizações regulatórias relevantes e decisões finais de investimento (FID) positivas pelos projetos e pelo governo do Reino Unido, com previsão para o final de 2024 ou antes. 

Para o contrato do NEP, a companhia fornecerá a Engenharia, Aquisição, Construção e Instalação (EPCI) de um gasoduto offshore de 28″ e aproximadamente 145 Km com aterros associados e instalações de saída onshore para o projeto NEP. Já o contrato do NZT Power abrange o EPCI do emissário de água.

O navio Castrone, da Saipem, realizará as operações offshore do gasoduto, enquanto as operações nearshore serão pelo navio Castoro 10, também da companhia. A estimativa é que cerca de 4 milhões de toneladas de CO2 por ano sejam transportados e armazenados a partir de 2027 com a conclusão dos projetos. 

“A Saipem está totalmente comprometida em fornecer as melhores competências e seu navio emblemático Castorone para apoiar as parcerias NEP e NZTP e contribuir para a realização do primeiro hub industrial de carbono zero no nordeste da Inglaterra e o alcance das metas Net Zero do Reino Unido”, disse o CEO da Saipem, Alessandro Puliti.

Fonte: Revista Portos e Navios