
A Saipem assinou contratos com a Turkish Petroleum OTC e com a EnQuest Heather Limited para um projeto de Engenharia, Aquisição, Construção e Instalação (EPCI) na porção turca do Mar Negro e outro para descomissionamento da plataforma Thistle A, na região britânica do Mar do Norte, segundo comunicado divulgado na quinta-feira (18). O valor dos contratos, juntos, foi de aproximadamente US$ 850 milhões.
O contrato da Turkish Petroleum é referente a segunda fase do FEED do projeto Sakarya, compreendendo o EPCI de um gasoduto de 16″, com 175 km de comprimento, a 2.200 metros de profundidade no Mar Negro. As operações offshore possuem a expectativa de começarem no verão de 2024, com as atividades sendo feitas pelo navio Saipem Castorone. Recentemente, a Saipem concluiu a primeira fase do desenvolvimento de Sakarya, o qual foi concedido pela petroleira turca em 2021.
Em relação ao segundo contrato, o descomissionamento da plataforma, localizada no campo de Thistle, cerca de 510 km de Aberdeen (Escócia), envolve as atividades de engenharia, preparação, remoção e descarte do jacket e dos topsides, com possível extensão a outras instalações submarinas. O navio semisubmerssível Saipem 7000 realizará as atividades previstas.
“Esses importantes prêmios demonstram o excelente posicionamento competitivo da Saipem no mercado de Engenharia Offshore e Construção, um setor que está passando por um momento de expansão total”, disse o diretor comercial da Saipem, Fabrizio Botta.
Fonte: Revista Portos e Navios