A infraestrutura de esgotamento sanitário da Companhia Siderúrgica de Pecém (CSP) e da termelétrica Energia Pecém vai demandar R$ 20 milhões. A Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) requereu à Semace (Superintendência Estadual do Meio Ambiente) a licença de instalação de infraestrutura de esgotamento sanitário do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no município de São Gonçalo do Amarante.
A Cagece, por meio de sua assessoria de imprensa, explicou que a obra vai beneficiar os dois empreendimentos. A expectativa é de que a instalação esteja concluída no segundo semestre de 2010. O início da obra depende da aprovação da Semace. Este órgão, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que a licença deve demorar entre 30 dias e seis meses, mas existe a possibilidade de sair com a licença de instalação da CSP, em janeiro.
Ontem, a Semace emitiu a licença de desmatamento do terreno que vai receber a siderúrgica. A autorização permite o começo da limpeza da área, o que, obviamente, antecede a fase de terraplanagem.
A ordem de serviço para início dos trabalhos será dada em solenidade no próximo dia 16 de dezembro. O evento, organizado pelo Governo do Estado, deverá contar com as presenças do governador Cid Gomes, do presidente Lula da Silva, de representantes da Dongkuk e Vale. A obra de terraplenagem requer investimento de R$ 80 milhões, conforme antecipou com exclusividade o Diário do Nordeste. Como o investimento é privado, o presidente da República participa da solenidade como convidado.
A CSP, por meio de sua assessoria de imprensa, destacou que a ordem de serviço refere-se à preparação do terreno para a terraplanagem. A empresa para execução dos serviços de terraplenagem ainda não foi contratada, segundo informou a CSP. O tempo estimado para este trabalho é de nove meses a um ano e, no pico dos serviços, poderão ser gerados cerca de 2.500 empregos diretos e indiretos.
De outro lado, representantes do Estado acreditam no início das obras da siderúrgica após a assinatura da ordem de serviço no dia 16 deste mês. Foi o que afirmaram ontem o presidente da Adece (Agência de Desenvolvimento do Ceará), Antonio Balhmann e o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Nelson Martins. É assinar e os tratores já estão na obra, disse Balhmann. Será o início das obras de terraplanagem, garantiu Martins. O cronograma da CSP prevê que em 2011, após o serviço de terraplanagem concluído, seja iniciada fase das obras civis da siderúrgica. Dessa maneira, permanece a expectativa de que seja cumprido o atual cronograma de construção da usina. Em 2012, os equipamentos começam a chegar. No ano seguinte, deve ser dado início à montagem para, em 2014, a CSP entrar em operação. Em toda a fase de construção, serão gerados 15 mil empregos diretos e 8 mil indiretos. Durante a operação, haverão 4 mil pessoas trabalhando diretamente no empreendimento, além de 10 mil indiretamente.
Agenda a confirmar
A assessoria de imprensa da Presidência da República afirmou que há a possibilidade de sua vinda ao Ceará no dia 16/12, mas não há confirmação. No dia seguinte, Lula segue para Copenhagen, o que pode impossibilitar sua agenda no Estado por conta de voo e tempo.