O Tesc (Terminal Santa Catarina) e a Brado Logística anunciaram na semana passada uma parceria que tem por objetivo viabilizar o transporte ferroviário de contêineres dry e reefer para o porto de São Francisco do Sul. A medida deverá reduzir em até 20% o custo com transporte de cargas em contêineres, em comparação com o transporte rodoviário.
Além ser cotada como mais segura, a alternativa reduz o número de caminhões na rodovia, contribuindo para a redução das emissões de CO2. A malha ferroviária atenderá, a princípio, os exportadores de Lages (SC), Ponta Grossa (PR), Cambe (PR), Cascavel (PR) e, depois 90 dias, Telêmaco Borba (PR). O tempo de deslocamento será de no máximo 96 horas e durante o percurso a composição fará uma pausa para que os contêineres reefers sejam ligados e recuperem o frio.
De acordo com o diretor superintendente do Tesc, Eduardo Bechara, a opção se faz necessária: Com mais essa alternativa de transporte, o Porto de São Francisco do Sul amplia as opções de acesso para as cargas conteinerizadas destinadas a qualquer local do mundo que não querem sofrer com grandes congestionamentos dos Portos Brasileiros e rodoviários. Devido à sua localização, o TESC não é prejudicado pelas variações climáticas, portanto, não há espera para atracação, afirmou.