A Santos Brasil recebeu no Tecon Imbituba dois modernos guindastes, que fazem parte dos investimentos em modernização do porto, localizado em Santa Catarina. Os equipamentos, fabricados pela ZPMC, são especializados no embarque e desembarque de contêineres e estão entre os mais modernos do mundo. Com mais de 40 metros de altura, os dois Portêineres embarcaram há cerca de 40 dias no Porto de Xangai, China, e fazem a travessia da Ásia para o Brasil montados em uma plataforma especial.
A aquisição possibilitará a movimentação simultânea de dois contêineres de 20 pés, além de um de 40 pés (unidade de medida padrão). A Santos Brasil investiu US$ 15 milhões na aquisição dos equipamentos que chegam ao Sul do País.
Os portêineres têm 57 metros de lança, podendo alcançar até a 21ª fileira de contêineres das grandes embarcações. A capacidade de cada um dos equipamentos é de 65 toneladas para contêineres e 80 toneladas para operar cargas especiais.
Os portêineres são projetados para atender de maneira eficiente as maiores embarcações do mundo, os navios ULC, Ultra Large Containership. A dragagem de aprofundamento de 11 para 15 metros no Porto de Imbituba, obra realizada com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal, prevista para ser concluída este ano, permitirá a chegada ao Sul de Santa Catarina desses navios, que operam as principais rotas da navegação internacional.
Desde 2008, a Santos Brasil investe na ampliação do cais do terminal. A primeira fase das obras, que contempla a liberação de 300 metros, foi entregue em novembro do ano passado. Até o fim de outubro deste ano, as obras estarão concluídas e o terminal contará com 660 metros de comprimento de cais.
Com a conclusão das obras será possível aproveitar todo o potencial de Imbituba como Porto concentrador e distribuidor de cargas, uma vez que a localização também facilita o acesso ao Mercosul.