unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 30/11/22

Santos Brasil inicia movimentação de granéis líquidos no Porto do Itaqui

A primeira carga de diesel e gasolina foi transportada por navio de cabotagem / Créditos: Santos Brasil

Santos Brasil iniciou suas operações de granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA), na última sexta-feira (26). A primeira carga de diesel e gasolina chegou por navio de cabotagem no TGL 3, primeiro dos três terminais arrematados pela empresa em 2021 a obter autorização da ANP para operar.

O TGL 3 tem capacidade nominal de 20 mil m³, distribuída em sete tanques para armazenamento de diesel, gasolina, etanol anidro e biodiesel, e possui conexões com os modais marítimo, rodoviário, ferroviário e dutoviário. É um dos dois brownfields arrematados no leilão da B3. O outro é o TGL 1, que também deve entrar em operação ainda neste ano. O terceiro terminal (TGL 2, um greenfield) tem início de operação previsto até 2026.

No TGL 1 e TGL 3, a companhia vai dobrar a capacidade nominal com a construção de tancagem adicional. No primeiro, a capacidade nominal vai passar de 34 mil m³ para 66 mil m³, enquanto no segundo a capacidade saltará de 20 mil m³ para 50 mil m³. Já no TGL 2, a capacidade nominal será de 85 mil m³, distribuídos em 12 tanques. Os investimentos nas três unidades devem superar os R$ 600 milhões

Segundo Carlos Quinteiro, diretor de Granéis Líquidos da Santos Brasil, as obras para ampliação do TGL3 e TGL1 terão início assim que a ANP emitir a autorização de construção — o que a empresa acredita que aconteça ainda neste ano — e envolvem a implantação de novos tanques, modernização dos sistemas de carregamento, aumento e atualização da automação, novo acesso rodoviário e ampliação das posições de carregamento ferroviário.

Já o projeto do greenfield inclui a construção de 85 mil m³ de capacidade nominal e de toda a infraestrutura do terminal.

Santos Brasil

Responsável por 16% de toda a movimentação de contêineres e cargas do país, a Santos Brasil opera o Tecon Santos, o maior terminal de contêineres da América Latina. Atualmente, a empresa possui mais de 9 mil clientes e cerca de 3.500 funcionários.

Em 2021, a empresa desembolsou R$ 157,3 milhões por outorgas válidas por 20 anos, com possibilidade de prorrogações sucessivas até o limite de 70 anos, para arrendar três terminais destinados à movimentação de granéis líquidos no Porto do Itaqui.

Fonte: Revista Brasil Energia