A Santos Brasil inaugurou neste mês a extensão do Tecon Santos (foto, R.Konda/divulgação). Com investimento de R$ 285 milhões, a estrutura do terminal de contêineres da companhia em Santos (SP), o maior da América do Sul, foi ampliada em cerca de 20% com a conclusão do T4 (Terminal 4).
Expansão – Agora, o Tecon Santos passa a contar com 980 metros contínuos de cais e 596 mil metros quadrados de área total. Com o investimento, que incluiu aquisição de novos equipamentos em 2009, a estrutura amplia sua capacidade de movimentação em 500 mil TEUs (contêiner de 20 pés), para 2 milhões de TEUs/ano, atendendo, segundo a empresa, o aumento da demanda previsto para o Porto de Santos nos próximos anos.
Entre os equipamentos adquiridos pela empresa para o Tecon Santos estão seis portêineres (guindastes sobre trilhos). Da geração super-post-Panamax, com tecnologia inédita no continente americano, de acordo com a Santos Brasil, e provenientes da China, eles operam simultaneamente dois contêineres de 40 pés ou quatro de 20 pés, o dobro de capacidade dos outros guindastes.
Com a operação plena das novas máquinas e o final das obras de dragagem de aprofundamento em Santos, que habilitará o porto a receber navios maiores, com capacidade superior a 7 mil TEUs, a expectativa da empresa é que a produtividade no terminal atinja a média de 90 mph (contêineres movimentados por hora) contra a média atual de 55 mph. “A conclusão do T4 e os investimentos em equipamentos de última geração reforçam o compromisso da Santos Brasil com o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro”, destaca o presidente da Santos Brasil, Wady Jasmim.