Obra aprofundará berço para 15 metros.
A Santos Brasil recebeu a Licença de Instalação para realizar a dragagem do berço de atracação do Tecon 4 – a nova área operacional da empresa, inaugurada em janeiro deste ano -, no Porto de Santos. A operadora elevará a profundidade do cais dos atuais 8 metros para 15 metros, numa obra que deve levar 20 dias, estimou o presidente da companhia, Antônio Carlos Sepúlveda, em entrevista ao Guia Marítimo na última sexta-feira, 14, um dia depois de a licença ser emitida pelo órgão estadual do meio ambiente. Terminada a obra, ato contínuo começamos a operar o berço.
Maior operadora brasileira de terminais de contêineres, a Santos Brasil está contratando a empresa que será responsável por remover os sedimentos do cais, cuja extensão é de 220 metros. Atualmente, a companhia já opera no pátio do Tecon 4, mas devido à restrição, realiza o embarque e desembarque dos contêineres nos demais berços.
Quando a instalação estiver totalmente operacional, a Santos Brasil passará a responder por quase 67% dos 3 milhões de Teus de capacidade de movimentação do Porto de Santos. O Tecon 4, com os investimentos em superestrutura que demandou, aumentou para 2 milhões de Teus o potencial que a empresa pode escoar no porto. Mas hoje, segundo Sepúlveda, há ociosidade. Em 2009, a movimentação efetiva do Tecon Santos foi de aproximadamente 1,2 milhão de Teus.
A área total do Tecon Santos é de 596 mil metros quadrados. O terminal conta com quase um quilômetro de cais linear.