Na última quinta feira (18), atracou no terminal da Santos Brasil o navio com a maior capacidade de carga da história do Porto de Santos . Com 9.600 Teus, o novo Cap San Nicolas, fabricado pela companhia Hamburg Sud, chegou a Santos nesta quarta-feira e atracou ontem no Tecon Santos com 3.500 contêineres a bordo, equivalentes a 5.500 Teus aproximadamente.
O Cap San Nicola possui 333,2 metros de comprimento, 48m de “boca” e calado máximo de 14m. A operação de descarga tem duração estimada em 36 horas e utilizará equipamentos de última geração com portêineres modelo ZPMC.
A Santos Brasil é referência em operação de contêineres e logística. Criada há 15 anos para operar o Tecon Santos ,a empresa já investiu R$ 3 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos, tecnologia e recursos humanos. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do país.
A produtividade do Tecon Santos é a mais alta do Brasil, com uma média mensal de 80 MPH e recorde histórico de 81,86 MPH registrados em 2012. Em janeiro de 2012, o Tecon Santos bateu a marca de 155,5 MPH na operação de um único navio.
Além do Tecon Santos, a companhia opera mais dois terminais de contêineres na Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos.