unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 17/04/13

Santos e Guarujá estudam PPP para estacionamento subterrâneo

prefeitos de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, e de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, planejam investir em estacionamentos subterrâneos devido à falta de áreas e ao aumento do tráfego.

Sem recursos, a alternativa que deve ser adotada pelas duas cidades é a das parcerias público-privadas (PPPs), quando a iniciativa particular faz o investimento necessário e ganha os direitos da exploração do negócio. No caso dos estacionamentos, os vencedores da concorrência fariam as obras necessárias para a instalação e cobririam todo o investimento e obteriam lucro com a cobrança de acessos dos usuários.

No caso das duas cidades, os projetos ainda estão nas fases de estudos e os dois prefeitos não estimam uma data para o início dos serviços. Barbosa afirma que a consultoria Arup apresentará no próximo semestre o levantamento da viabilidade técnica – com análise sobre as dificuldades do solo, as soluções de engenharia e os melhores locais – e econômica.

Já a prefeita de Guarujá quer instalar estacionamento subterrâneo na Praça Horácio Lafer, no começo da Enseada, que está subutilizada. Segundo ela, será possível construir um andar de garagens, mas isso também depende de estudo de viabilidade. “Nossa região é muito aflorada no nível do mar, o que nos prejudica quando se fala em construir para baixo”, afirma Antonieta.