
A Sapura ficará responsável pelo serviço de SURF do projeto definitivo de produção de Atlanta, localizado na Bacia de Santos. A empresa acertou contrato com a Enauta, operadora do campo, no valor de US$ 150 milhões, derrotando a McDermott, que também disputava o negócio.
Fontes do PetróleoHoje confirmaram que as duas empresas assinaram contrato na segunda-feira (28/3), sob o modelo de EPCI (Engineering, Procurement, Construction and Installation). A campanha será executada com o barco de instalação Sapura Onix, que está afretado à Petrobras.
Além do barco, o contrato incluirá toda a parte de engenharia, fornecimento dos equipamentos submarinos e instalação-conexão ao FPSO Atlanta. Entre os equipamentos a serem fornecidos estão linhas, umbilicais, risers e flowlines de lançamento.
A campanha do SURF do projeto definitivo de Atlanta contemplará oito poços, sendo seis na primeira fase (três novos e três remanejados do SPA) e dois novos na segunda etapa. A Sapura terá que fazer também a retirada das linhas do Sistema de Produção Antecipada (SPA) de Atlanta e sua instalação junto ao projeto definitivo.
A atividade de fabricação das primeiras linhas do contrato terá início ainda em 2022. A campanha de instalação terá início entre o final de 2023 e o início de 2024, quando o contrato do barco Sapura Onix já terá sido encerrado.
O contrato da Sapura Energy com a Enauta reforça a estratégia do grupo de buscar diversificar o número de clientes no Brasil e ampliar o número de contratos de EPCI. Além dos contratos de longo prazo com a Petrobras, direcionados ao Sapura Onix, Sapura Jade e Sapura Rubi, a Sapura operou para a PetroRio, ao longo de 2021, com o Sapura Topázio, executando campanha sob modelo de EPCI.
Projetado para produzir 50 mil bpd, o sistema definitivo de Atlanta entrará em operação em julho de 2024. O projeto ficará interligado ao FPSO Atlanta (antigo FPSO OSX-2), que será instalado ao norte do sistema antecipado de produção.
O FPSO Atlanta está sendo convertido pela Yinson no estaleiro Dry Docks, em Dubai, desde meados de março. Na segunda (28/2), a Enauta e a Yinson realizaram cerimônia oficializando o início da obra.
O SPA está em operação através do FPSO Petrojarl I. As duas unidades de produção irão operar juntas até 2025, quando o sistema antecipado será desmobilizado.
Fonte: Revista Brasil Energia