A Ekwil foi criada pelas companhias com o objetivo de oferecer soluções diversas para a produção em série de eólica flutuante offshore. A nova empresa terá sede na França

A SBM Offshore e a Technip Energies anunciaram a implementação formal da Ekwil, uma joint venture 50/50 com o objetivo de oferecer soluções diversas para a produção em série de eólica flutuante offshore “para atender às necessidades crescentes e exigentes dos clientes de energia em todo o mundo”, informou a SBM Offshore em comunicado nesta sexta-feira (5).
Segundo as companhias, a Ekwil vai reunir “o conhecimento e expertise de dois líderes na transição energética para impulsionar coletivamente o progresso com duas tecnologias de ponta”: a INO15™, da Technip Energies (que consiste em um flutuador semissubmersível de três colunas adequado para a fabricação em série) e a Tension Leg Platform Float4Wind™ (segunda geração de eólica flutuante offshore da SBM Offshore).
“Essa abordagem cobre um amplo espectro do mercado de eólica flutuante offshore, com o objetivo de levar essas tecnologias para a implantação comercial”, segundo o comunicado. A Ekwil terá sede na França e será comandada por Séverine Baudic, ex-diretora geral de Novas Energias e Serviços da SBM Offshore, que ocupará o cargo de CEO, e Willy Gauttier, antigo vice-presidente de Eólica Flutuante Offshore da Technip Energies, que será COO da JV.
“É apenas uma questão de tempo para que o potencial de mercado da energia eólica offshore flutuante se materialize. Essa colaboração com a Technip Energies garante a disponibilidade de soluções otimizadas com segurança e confiabilidade na entrega”, afirmou o CEO da SBM Offshore, Øivind Tangen, de acordo com o comunicado.
Na quinta-feira (4), a Technip Energies anunciou que vai liderar um programa de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) para acelerar o desenvolvimento de eólica flutuante em escala industrial. O projeto é em parceria com a Universidade Gustave Eiffel (França); a Valeco, empresa francesa produtora de energia renovável; e a OPEN-C Foundation, centro francês de testes offshore para eólica flutuante e energia renovável marinha.
Fonte: Revista Brasil Energia