
Assim como a Compagas, a Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás) anunciou, na quinta-feira (1), o lançamento de uma nova chamada pública para adquirir 60 mil m³/dia de gás natural, com o objetivo de complementar os contratos vigentes a partir de 2023. O prazo de suprimento vai até 2027.
A chamada – denominada CP 03/22 – conta ainda com um segundo produto firme, de 800 mil m³/dia, para o período de 2024 a 2028. Os interessados deverão encaminhar suas propostas até o dia 30 de setembro, e todos os documentos relacionados ao certame estão disponíveis no site da SCGás.
Segundo a companhia, a iniciativa visa contribuir com a abertura do mercado de gás natural no país através da diversificação de fontes e agentes supridores, buscando sempre mais competitividade aos mercados atendidos, mediante o impulso da concorrência na oferta de gás natural.
Histórico
Esta é a terceira chamada pública para aquisição de gás natural lançada pela SCGás. As duas primeiras foram realizadas de forma coordenada com as distribuidoras MSGás, GasBrasiliano, Compagas e Sulgás, da região Centro-Sul do país.
Em ambos os processos, a SCGás firmou contrato com a Petrobras – único supridor que apresentou condições viáveis de fornecimento para garantir a continuidade ao suprimento de gás ao mercado Santa Catarina.
Para 2023, os contratos firmados com a Petrobras somam 2 milhões de m³/dia (volume firme). Para os próximos anos (2024 a 2028), os contratos apresentam redução gradativa da Quantidade Diária Contratada (QDC), visando oportunizar contratações futuras advindas de outros supridores.
Fonte: Revista Portos e Navios