
A SCGás anunciou, na quinta-feira (27), uma nova chamada pública para adquirir, na modalidade interruptível, até 350 mil m³/dia de gás natural para 2023 e 2024. Denominada de CP 04/22, a chamada terá dois produtos, sendo o primeiro de origem exclusivamente nacional, e o segundo de qualquer origem.
O período de fornecimento do produto de 2023 será de 1º de janeiro até 31 de dezembro, e o período do produto de 2024 segue a mesma data limite. O compromisso de entrega da companhia será 100% da Quantidade Diária Contratada (QDC) nos dois produtos. A companhia receberá as propostas até 30 de novembro.
A SCGás também abriu uma chamada pública para adquirir biometano, onde os interessados devem enviar suas propostas até 16 de dezembro, bem como especificar a modalidade de fornecimento, se ele será 100% firme ou interruptível. O fornecedor irá propor ou informar a data do início do fornecimento e o prazo de contratação, e a quantidade poderá ser diferente para cada ano do contrato ou de acordo com sazonalidades da usina.
Segundo a companhia, esta iniciativa visa “o crescimento do mercado em sua área de concessão, a diversificação do seu portfólio de supridores buscando estimular o mercado de biometano, observando a viabilidade econômica, regulatória e operacional para disponibilização aos seus usuários”.
istórico
Esta é a quarta chamada pública para aquisição de gás natural lançada pela SCGás. As duas primeiras foram realizadas de forma coordenada com as distribuidoras MSGás, GasBrasiliano, Compagas e Sulgás, da região Centro-Sul do país.
Em ambos os processos, a SCGás firmou contrato com a Petrobras – único supridor que apresentou condições viáveis de fornecimento para garantir a continuidade ao suprimento de gás ao mercado Santa Catarina.
Para 2023, os contratos firmados com a Petrobras somam 2 milhões de m³/dia (volume firme). Para os próximos anos (2024 a 2028), os contratos apresentam redução gradativa da Quantidade Diária Contratada (QDC), visando oportunizar contratações futuras advindas de outros supridores.
A CP 03/22 foi a terceira chamada pública feita pela companhia catarinense, a qual ocorreu em setembro. Ela contratou, na modalidade firme, 60 mil m³/dia de gás a partir de 2023, e 800 mil m³/dia a partir de 2024.
Com a Tradener, a companhia fechou um contrato de fornecimento de gás natural em outubro, no qual receberá até 630 mil m³/dia, com duração até 2024.
Fonte: Revista Brasil Energia