O Brasil é um mercado prioritário para o grupo ressegurador francês Scor, que pretende utilizar o know-how e o expertise acumulados no exterior para participar de grandes projetos tais como o “trem-bala”, a exploração de petróleo, geração de energia e agronegócios, entre outros.
Principal patrocinador do 2nd Annual Brazilian Reinsurance Conference, que será realizada no Rio de Janeiro (Hotel Copacabana Palace), nos dias 4 e 5 de março, a Scor – que figura entre os cinco maiores resseguradores do mercado internacional – marcará presença no evento através da participação de executivos do board internacional e nacional do grupo.
A Scor trará do exterior para participar da conferência os especialistas Benjamin Gentsch, Paul Hertelendy e Hedi Hachicha (da Scor Global P&C); e Christian Mainguy (Scor Global Life). Além deles, estará presente o diretor-presidente da Scor Global P&C no Brasil, José Carlos Cardoso, que fará a abertura do encontro e presidirá a mesa de debates sobre o tema “Grandes Riscos”.
Segundo José Carlos Cardoso, o mercado de resseguro brasileiro é muito atraente e promissor. “Em 2009, o resultado foi muito bom para a Scor nos riscos facultativos. Participamos de grandes negócios e não houve grandes sinistros. Nos contratos, o resultado foi positivo, mas não tão bom quando nos facultativos”, revela o executivo.
Ele afirma que a Scor está pronta para participar de grandes projetos brasileiros, nas áreas de engenharia, energia, agronegócios e grandes riscos. Em alguns casos, a empresa pretende aproveitar o know-how e a expertise acumulados no exterior para disponibilizar custos e coberturas mais adequados. Cardoso cita o “trem-bala”, que ligará Rio de Janeiro e São Paulo, como um dos alvos da Scor. “Estivemos envolvidos em projetos parecidos na Ásia. O trem-bala englobará valores elevados, entre US$ 5 bilhões e US$ 6 bilhões, e dependerá bastante de players especializados na cobertura desse risco”, comenta.
A única ressalva que ele faz ao cenário atual do mercado brasileiro é a estratégia adotada por algumas resseguradoras, que, para ganharem market share mais rapidamente, não estão sendo criteriosas na seleção de riscos. De acordo com o diretor-presidente da Scor Global P&C, isso cria dificuldades para quem já conhece o mercado local e age de forma mais técnica. “A Scor não seguirá esse caminho. Não queremos market share, queremos resultado, pois esse é o nosso compromisso com os acionistas”, assegura Cardoso. Já Ronald Kauffmann, principal executivo da Scor Global Life, participará de paineis sobre aposentadoria e poupança de longo prazo. “Falarei sobre a minha convicção de que virá por aí uma nova geração de produtos, adicionando valor e proteção para as pessoas”, observa.
Ele aposta que esses novos produtos e serviços servirão de alavanca para que o ramo Vida possa “dobrar de tamanho” de cinco a oito anos em termos de penetração. Ronald Kauffmann acrescenta que a Scor está oferecendo ferramentas para que as seguradoras possam ter mais facilidades no desenvolvimento e comercialização de seus produtos. Ele lembra que já está à disposição das parceiras brasileiras a empresa de marketing do grupo, a Remark, que atua mundialmente, fornecendo treinamento e tecnologia às companhias para aprimorar os seus mecanismos de venda através da mala direta, internet, pontos de venda.
Outro serviço disponível é o Telemed, que oferece um conjunto de metodologias para facilitar a análise do segurado e o processo de seleção de riscos. “Esse serviço, que é amplamente utilizado na Europa, utiliza pessoas da área médica para obter informações mais objetivas dos segurados nas entrevistas”, explica Kauffmann.
O evento, promovido pela revista americana ReAction, reunirá os principais executivos e especialistas em resseguro do Brasil e do exterior. Em pauta, o cenário atual do mercado brasileiro – dois anos após a abertura – e as principais novidades disponíveis no mundo em termos de produtos e serviços de apoio às seguradoras, além das perspectivas para o futuro.
Mais informações e o programa completo do encontro estão disponíveis no site Euromoney Seminars (http://www.euromoneyseminars.com).